Icone Instagram

ELISANGELA FERREIRA DOS SANTOS

Por Kelly Cristina Silva Prado Atualizada em 24/04/23 11:32
AUTOR: ELISANGELA FERREIRA DOS SANTOS
TÍTULO: A DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE PRISMAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
ORIENTADOR:  Prof. Dr. ESDRAS TEIXEIRA COSTA
DATA DE APROVAÇÃO: 11/08/2019

Resumo:

A ideia principal desse trabalho é ajudar a melhorar a aprendizagem dos alunos do EnsinoMédio em Matemática, bem como informar os professores sobre a diversificação dasestratégias de ensino, especificamente as atividades práticas, ou seja, a exercitação dateoria. Como se tem falado nas mídias, o quanto está difícil lidar com o desinteresse dosalunos pelos conteúdos ensinados nas escolas. Existem diferentes tipos de atividades, meiosvariados de estudar a tão complexa Matemática. Como ensinar de modo que os alunos seinteressem e aprendam? Será possível resgatar a participação ativa do adolescente na aula?Direcionei esta pesquisa para as atividades práticas, estratégias diversificadas utilizandorecursos bastante favoráveis ao ensino da Matemática que são: as tecnologias, os materiaisconcretos ou manipulativos e os jogos. Esses recursos contribuem na apreensão dos conceitosmatemáticos, atuam de maneiras diferentes e principalmente positivas no ambiente escolar,ajudando no aprimoramento da aprendizagem segundo vários investigadores. No finaldessa dissertação foi possível elencar atividades práticas, não tradicionais, que o professorpode usar em sala diversificando as aulas referentes ao conteúdo de prismas, sendo elas:a atividade envolvendo tecnologia, relacionada ao programa Geogegra, permite o alunoconstruir prismas, bem como movimentá-los e comparar as medidas de aresta, área e volume;a atividade envolvendo tecnologia, relacionada ao programa Poly, permite a comparaçãodos diferentes poliedros relacionando-os e fixando as características principais de umprisma; a atividade envolvendo material concreto ou manipulativo permite a verificaçãode volumes utilizando objetos com o formato de prismas e água; e a atividade envolvendojogo é um campeonato usando trilhas e dados, onde cada casa da trilha contém uma figuraa ser identificada ou uma pergunta a ser respondida relacionada a sólidos geométricos oua prismas. As atividades práticas podem ser inseridas na sequência didática do professor.Vale lembrar que essa pesquisa é uma proposta de ensino, pautada na experiência da autorae que esta não será aplicada durante o mestrado do PROFMAT e nem será analisada, poisisto não é o foco desse trabalho.

Logo Sophia BIBLIOTECA WEB DA UFJ