prof.mat banner
Icone Instagram

DELMA ERKS PIRES

By Kelly Cristina Silva Prado Updated at 04/24/23 11:31
AUTOR: DELMA ERKS PIRES
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE UTILIZANDO ANÁLISE COMBINATÓRIA E O ALGORITMO DE COLÔNIA DE FORMIGAS NO ENSINO MÉDIO.
ORIENTADOR:  Prof. Dr. ESDRAS TEIXEIRA COSTA
DATA DE APROVAÇÃO: 12/12/2019

 

Resumo:

Observa-se que o objetivo dos métodos computacionais inseridos em qualquer segmento é de dinamizar e organizar dados e atividades desenvolvidas em cada ambiente. Na educação não é diferente, a busca por respostas mais precisas e métodos mais eficazes, são prioridades, também se prima pela eficiência e por uma busca de qualidade na resolução de problemas, por isso o Ensino da Matemática está cada dia mais antenado com as pesquisas que priorizam o desenvolvimento da pessoa humana para viver num mundo de diversidades, buscando descobertas que facilitam a vida cotidiana com o propósito de tornar o conhecimento mais acessível e dinâmico; assim, a procura por uma informação fidedigna torna-se um instrumento importante para o processo de desenvolvimento educacional, além de ser uma ferramenta que favorece com abrangência o aprender e o fazer matemático para colaborar com o ensino e aprendizagem no qual está inserido. Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas de renomeados estudiosos sobre Otimização Matemática, Modelagem Matemática, Análise Combinatória, utilizando o Algoritmo de Colônia de Formigas através do Problema do Caixeiro Viajante - PCV. A ideia é que se possa mostrar a interdisciplinaridade em problemas como, por exemplo, encontrar o melhor caminho entre as rotas fornecidas através dos dados coletados in loco. Foi utilizado como exemplo prático a rota X do transporte escolar de uma escola rural do município de Rio Verde. Dessa forma, o objetivo do trabalho é mostrar a possibilidade de trabalhar interdisciplinaridade no Ensino
Médio através de problemas como encontrar o melhor caminho através da combinação, utilizando fatores da probabilidade, ou seja o melhor desempenho possível para a situação apresentada e também simular através de modelagem matemática e otimização uma tarefa da vida real, utilizando a ideia do comportamento biológico. Neste contexto, acredita-se que este trabalho conta com um tema matemático atrativo que pode chamar a atenção dos alunos para as aulas práticas, utilizando a linguagem computacional para mostrar que a disciplina de Matemática pode ser usada como ferramenta de simulação de situações do mundo real, mesmo onde aparentemente não haveria lugar para o conhecimento matemático. Verificou-se então que é possível abordar a Matemática do Ensino Médio através desta proposta, com uma melhor solução por meio de grafos priorizando a otimização, visando desenvolver uma opção que seja mais eficiente, procurando um caminho que leve com mais eficiência a iteração entre o problema e sua solução.

Logo Sophia BIBLIOTECA WEB DA UFJ