prof.mat banner
Icone Instagram

Nívia Monique Silva

By Kelly Cristina Silva Prado Updated at 04/24/23 11:36
AUTOR: Nívia Monique Silva
TÍTULO: ENSINO APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA EVIDENCIANDO O ELO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
ORIENTADOR:  Profa. Dra. Luciana Aparecida Elias
DATA DE APROVAÇÃO: 26/11/2020

 

Resumo:

Este trabalho objetiva propor, com base nos referenciais teóricos, uma abordagem ao ensino de trigonometria voltada à contextualização histórica, pois acreditamos que ao utilizá-la desmistificamos e humanizamos a matemática. Tem-se como objetivos específicos apresentar e resgatar a história da trigonometria e os recursos pedagógicos utilizados; evidenciar que seu surgimento e desenvolvimento está relacionado à resolução de problemas práticos da sociedade; propor atividades historicamente contextualizadas e contribuir com o aprimoramento de professores da educação básica. O trabalho tem uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com ele propõe-se a possibilidade de tornar as aulas mais dinâmicas, com os alunos mais participativos, críticos e reflexivos. Buscou-se com ele responder a questão: Como abordar a história como um recurso pedagógico no estudo de trigonometria? Para isso discorreu-se sobre o desenvolvimento histórico da trigonometria, em especial das funções trigonométricas nas antigas civilizações, os recursos pedagógicos utilizados, os personagens e acontecimentos importantes e as aplicações em astronomia, navegação e agricultura, mostrando que seus desenvolvimentos estiveram interligados à trigonometria e que ainda hoje contam com suas contribuições. As atividades que são propostas, no final desse trabalho, foram elaboradas a partir de uma revisão bibliográfica de artigos, teses e livros. Elas tratam de conteúdos de trigonometria da educação básica, como semelhança de triângulos, Teorema de Pitágoras, razões e funções trigonométricas. Sugere-se, a partir delas, um estudo voltado a trigonometria prática e não apenas teórica, onde os alunos participam da construção e formalização dos conceitos em estudo. Por meio do resgate de recortes da história, do uso de materiais manipulativos, de construções práticas, da participação efetiva dos discentes nas aulas e da possibilidade de trabalhar fora da sala de aula visamos, com essas atividades, tornar o ensino mais significativo e envolvente

 

Logo Sophia BIBLIOTECA WEB DA UFJ